História
![]() |
O prédio da E.E.B. Deputado Nilton Kucker anos atrás, quando todo o muro ao redor da escola ainda era de baixa estrutura. (Foto: Arquivo NK) |
A Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker foi criada pela lei nº 3.743, de 15 de Dezembro de 1965 e instalada em fevereiro de 1966, com o nome de Colégio Normal Álvaro de Carvalho.
Funcionou por alguns anos nas dependências do Grupo Escolar Victor Meirelles, no centro da cidade de Itajaí, com o objetivo de atender às necessidades de uma escola pública de 2º Grau, notadamente para formar habilitados para o Ensino Primário daquela época.
Em 1969, durante o governo do Sr. Ivo Silveira, o Colégio Normal Nilton Kucker recebeu seu prédio próprio, no bairro Vila Operária, onde funciona desde 1º de março daquele mesmo ano. O aniversário da escola é comemorado no dia 16 de agosto, quando o diretor Renato André Wohlke assumiu a direção, também em 1969.
Além de manter o Ensino de 2º Grau, o Colégio Normal Nilton Kucker passou a manter também o Ensino de 1º Grau, da 5ª a 8ª séries, absorvendo simultaneamente o antigo Ginásio Normal Lauro Müller.
Em setembro de 1977,, por decreto do Governador Dr. Antônio Carlos Konder Reis, as duas escolas, Grupo Escolar Floriano Peixoto e Colégio Normal Nilton Kucker, passaram a compor um único estabelecimento de ensino, com o nome de Colégio Estadual Deputado Nilton Kucker.
Naquela época a escola mantinha o Ensino de 1º Grau, integral e o Ensino de 2º Grau, com as habilitações do Magistério de 1º Grau e Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas.
Atualmente a Unidade Escolar mantém o Ensino de Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio e, por fim, Magistério, sendo chamada hoje Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker.
No ano de 2016 a Unidade Escolar celebra o seu cinquentenário, levando em consideração o ano no qual foi instalada, em 1966.
Nenhum comentário